Sobre o Projeto

Este projeto visa o desenvolvimento de um jogo computacional para conscientização de crianças sobre a utilização e importância da água.

Acredita-se que sendo apresentadas nos primeiros anos de vida a boas práticas de uso e conservação da água, as crianças incorporam o conhecimento, assumindo-o como parte de sua ação no dia-a-dia.

Desta forma, o jogo aborda questões pequenas e simples de melhores atitudes no cotidiano para preservação dos recursos hídricos.

Brincando as crianças interagem, trocam experiências, representam a sua cultura. Através do ato de brincar, a criança toma decisões, expressa sentimentos e angústias, desenvolve múltiplas linguagens, organiza pensamentos e descobre regras.

A brincadeira possui um papel relevante na constituição do pensamento infantil. A criança, através do brincar, constrói o seu próprio pensamento e a linguagem é vista como um elemento importante para o seu desenvolvimento cognitivo porque ela sistematiza suas experiências e ainda colabora na organização dos processos (SOUZA e VIEIRA, 2010).

De acordo com Bettelheim (1987) nenhuma criança brinca para passar o tempo, como muitas vezes o adulto imagina e, justamente por não saber interpretar o brincar da criança e fazer uma leitura de suas manifestações lúdicas, o adulto perde a grande oportunidade de penetrar no seu mundo e compreender o verdadeiro sentido de brincar. E aproveitar este momento prazeroso para aplicar os conteúdos necessários a serem ensinados sejam inseridos na brincadeira, fazendo uso lúdico em sua metodologia.

No sentido educativo, a brincadeira aparece como um elemento de sedução oferecida à criança, o controle pertence ao adulto e ele é quem garante que o conteúdo didático seja transmitido. O interesse da criança pela brincadeira é utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos específicos.

O lúdico é essencial na vivência e crescimento saudável e harmônico das crianças. O jogo é um artefato lúdico, mas na sociedade atual jogar e brincar são considerados como simples distração, distanciados do mundo real, que afasta da tensão, da opressão material e espiritual. O lúdico é considerado apenas um passatempo, uma atividade sem valor e isto se reflete na nossa escola.

Referências

BETTELHEIM, Bruno. Uma vida para seu filho. São Paulo: Editora Campos Ltda., 1987.

SOUZA, A. P. A; VIEIRIA, J. J. IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DO JOGAR NAS SÉRIES INICIAIS. FIEP

BULLETIN - Volume 80 - Special Edition - ARTICLE I - 2010 (http://www.fiepbulletin.net)